domingo, 8 de agosto de 2010

Adubação Química

Principais Nutrientes

Macro nutrientes primários
N = Nitrogênio
P = Fósforo
K = Potássio

Macro nutrientes secundários
Ca = Cálcio
Mg = Magnésio
S = Enxofre

Micro nutrientes
B = Boro
Cl = Cloro
Zn = Zinco
Cu = Cobre
Fé = Ferro
Mn = Manganês
Mo = Molibdênio

Nunca misture os adubos, pois alguns elementos químicos são incompatíveis ou reagem entre si. Caso a opção de adubar for com macro nutrientes na próxima vez, intercale com micro nutrientes e assim por diante.
A porção usada normalmente é um litro de água a cada colher de sopa do adubo, uma vez por semana ou mês. Caso for aplicar todo dia dilua uma colher do adubo em dez litros e aplique após rega é indicado seguir sempre as informações do rotulo do fabricante, desta forma terá menos risco de acontecer um desequilíbrio na adubação.
Na falta dos macros e micro nutrientes sua orquídea terá seu crescimento alterado, com características prejudicadas, como enrugamento do pseudobulbo, amarelamento, nanismo e pode ficar suscetível a doenças e pragas etc.
Para sua orquídea ter boa saúde, adube com fatores equilibrados para manutenção tipo ( N-P-K ) 30-30-30, 20-20-20 ou 10-10-10. Os números que acompanham as letras representam os fatores isto é a porcentagem contida em cada elemento químico.

Observação:

  •  A escolha da marca, preço, freqüência e tipo de adubo fica a escolha, mais afirmo que o cultivo das orquídeas possuem varios interferentes e adubação tem um grande papel nisso
  • Tanto a falta com o excesso de adubo ocasionam futuros problemas se mal administrados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário