quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Reportagem Dr.das Orquídeas Diário de Guarulhos

Reportagem

Domingo dia 20 de dezembro de 2009 - Jornal Diário de Guarulhos.

Especialista dedica seu tempo para recuperar plantas doentes

Estudante de Ciências Biológicas dedica parte de seu tempo a um viveiro de mudas que mantém na própria casa

Tatiana Cavalcanti
Da Redação

As orquídeas são plantas sensíveis, demoram de três a sete anos para se desenvolverem por completo e demandam muitos cuidados. Qualquer falta de atenção pode ser fatal. O que poucos sabem é que existem profissionais especializados em recuperar essas plantas, os médicos de orquídeas.
Em Guarulhos, o estudante de Ciências Biológicas, Denis de Nóbrega Antoniassi, 30 anos, residente em Guarulhos que dedica parte de seu tempo a um viveiro que mantém na própria casa. Lá, ele cultiva uma de suas paixões as orquídeas.
Quando perguntado o que as orquídeas têm de especial, ele responde: "Elas possuem todos os tipos de hábitos possíveis para uma planta e são extremamente interessantes, necessitam de cuidados para florirem e para terem boa saúde, principalmente quando o orquidófalo (especialista em orquídeas) possui um número significativo como eu e cultiva as espécies no mesmo local, pois cada uma tem sua particularidade e cuidado específicos".
Essa história começou quando Antoniassi tinha apenas 1 ano e já teve contato com as plantas dos avós, que moravam em Atibaia, interior de São Paulo. A avó, especificamente, adorava cultivar orquídeas. "Foi lá que aprendi a mexer com terra, plantar e amar a natureza".
As orquídeas nunca despertaram a atenção de Antoniassi, mas quando a avó morreu, ele se preocupou em manter e recuperar o que ela havia cultivado. "Foi aí que começou minha história com as orquídeas", afirma Antoniassi, que se dedica a essas plantas há 10 anos. Daí para a faculdade de Ciências Biológicas foi um pulo.
Antoniassi tem um canto para suas plantas, o "Orquidário Mania de Verde", que funciona na laje da casa dele.
As encomendas que recebe são de pessoas que o conhecem ou que o indicam. Nessa primeira década dedicado às plantas, o "doutor das orquídeas" afirma ter salvo, em média, 50 exemplares. Quando entrega a sua "paciente" de volta aos donos, Antoniassi afirma que eles ficam bastante contentes. "A maioria fica impressionada em ver a sua planta com outro aspecto depois de tanto tempo, pois os cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) variam entre um e quatro meses".
Antoniassi cuida também de outros tipos de planta, como bromélias, cactos e suculentas e outras flores diferentes. "Mas em primeiro lugar, minha paixão e vício são as orquídeas".
Para ele, as orquídeas são como filhas e ele não pretende abandonar esse hobby. "São minha fonte de distração, enchem meus olhos com alegria, exuberância e surpresas, principalmente quando florescem. Elas já me salvaram numa época que estava com depressão, por isso não largo minhas filhas, possuo mais ou menos 300 espécies entre nacionais e importadas".

Terapias salvam as orquídeas

Denis Antoniassi explica que primeiro é preciso verificar se há a possibilidade de salvar a planta para daí traçar o caminho a ser seguido.
Uma possibilidade, segundo ele, é retirar as orquídeas do local em que estão para verificar se suas raízes estão doentes ou com pragas. "Se for por estes motivos, normalmente é mais fácil, pois a coloco submersa no hormônio específico para estimular o sistema radicular e depois salpico canela em pó em cima, que é bactericida e ajuda a selar as portas de entrada de micro organismos", explica Antoniassi. Depois disso, o especialista em orquídeas as replanta em vaso com substrato apropriado e esterilizado. "Fico de olho todo dia até eu verificar uma melhora na orquídea, pois seu metabolismo é muito lento".
Outra alternativa, segundo ele, seria fazer uma espécie de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) usando saco plástico imitando um micro cosmo com auxilio da claridade, hormônio e substrato. "Cuido até ter uma melhora ou um brotamento da gema. Depois retiro do saco e volto a plantar em vaso", afirma Antoniassi.

2 comentários:

  1. Denis, parabéns pela reportagem! Muito bonito o seu trabalho e a sua dedicação! Como dizia Aristóteles "O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe" E você sabe muito sobre as orquídeas.
    Bjos! Luciana (Uninove)

    ResponderExcluir
  2. oi Luciana obrigada pelo carinho! grande beijo Denis.

    ResponderExcluir